Sugestões para celebrar a Páscoa sem exageros

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A celebração da Páscoa constitui um dos momentos do ano mais propícios ao consumo exagerado de comida e doçaria tradicional.

As amêndoas são características desta época, sendo alimento rico em vitaminas e minerais. Porém a adição de chocolate e açúcar aumentam o seu valor energético e diminuem o interesse nutricional.

Deixamos-lhe então algumas sugestões para prevenir eventuais excessos nesta quadra:*

– As amêndoas podem ser consumidas na sua forma natural;

– As amêndoas de chocolate ganham particular relevo na Páscoa, pelo que prefira as que têm maior teor de cacau. Pode também optar por fazê-las em casa (veja a receita abaixo);

– O tradicional cabrito ou cordeiro assado no forno pode ser feito com pouca gordura. Quando preparar a carne retire todas as gorduras visíveis. Deixe a carne marinar de um dia para o outro de modo a intensificar o sabor. Na hora de colocar no forno, aproveite a marinada para regar a carne e adicione uma pequena quantidade de azeite;

– Procure iniciar as refeições com sopa, seguindo-se o prato e a fruta como sobremesa;

– Evite comer sobremesas doces ou amêndoas como snack, evitando grandes subidas dos níveis de açúcar no sangue. Opte por consumi-los nas refeições principais, após a fruta;

– Evite os sumos e refrigerantes;

– Se beber bebidas alcoólicas, faça-o com moderação.

Uma Páscoa feliz!

 

*Pode ler estes e outros conselhos em https://nutrimento.pt/noticias/sugestoes-para-uma-pascoa-mais-saudavel-2/.

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