Sameiro Araújo: “A CED foi o reconhecimento de Braga como um exemplo europeu”.

posted in: Desporto | 0

 

A Cidade Europeia do Desporto conseguiu mexer com uma cidade inteira. Este foi um trabalho delicado e minucioso. Em concreto, o que implicou para Braga ser Cidade Europeia do Desporto 2018?

Toda a programação da CED 2018 foi pensada e implementada tendo como objetivo central contribuir para a inclusão social e garantir o acesso de todos, mas mesmo de todos, à prática desportiva. Braga Cidade Europeia do Desporto teve ainda como objetivo desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articulasse a intervenção dos diferentes agentes locais, procurando reunir esforços e estimular a troca de experiencias dos mesmos, a partilha de vivencias pela participação em família e dar um forte contributo ao estabelecer ligações entre os conceitos relevantes do desporto. O espirito de grupo, a cooperação, a solidariedade, a lealdade, o fair-play e o respeito pelo outro.

O ano de 2018 trouxe efetivamente impacto na vida dos bracarenses e acredito que o título conquistado da “Melhor Cidade Europeia de Sempre” será mais um estímulo para que muitos mais bracarenses incluam a prática desportiva no seu quotidiano. Enquanto Município vamos continuar a dinamizar uma política de fomento do desporto desde a primeira infância ao desporto sénior, não descurando a continuação do apoio e incentivo ao desporto inclusivo.

Braga é hoje uma cidade com uma dinâmica desportiva exemplar. Será este o maior legado que deixa para todos os bracarenses?

O que acontece nos dias de hoje em Braga, é que é praticamente impossível não nos depararmos com a atividade física, seja esta praticada de maneira informal ou de forma organizada. Temos a via pedonal nas margens do Rio Este na qual se vêm praticantes de running ao longo de toda a sua extensão, temos o Parque Desportivo da Rodovia com uma procura intensa a todas as horas do dia. Temos o Estádio 1º de Maio e Parque da Ponte com uma excelente ocupação. Isto significa que os bracarenses estão cada vez mais ativos e mais preocupados com a sua saúde e com o seu bem estar.

Estamos convictos que a CED 2018 deixa como legado o aumento exponencial do desporto formal e informal abraçando e envolvendo toda a população bracarense.

Braga viveu um ano imparável. Foram mais de 600 eventos que mobilizaram milhares de pessoas durante 365 dias. Sente os bracarenses mais próximos do desporto e da saúde

Sem duvida que 2018 foi um ano especial, generoso! Foi um ano extraordinário para a cidade a todos os níveis, com um conjunto de atividades marcantes. Foi o reconhecimento de Braga como um exemplo europeu a seguir na promoção do desporto e da atividade física, no desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, com benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação.

Foi um ano em que os bracarenses tiveram oportunidade de assistir a eventos desportivos de grande qualidade. Foram muitas as modalidades que foram exibidas em Braga e que conquistaram adeptos para a sua prática.

Julgo que ninguém terá duvidas que houve um antes e um após CED 2018.

Braga tem agora mais uma distinção. Foi não apenas a melhor cidade Europeia do Desporto 2018, mas a melhor Cidade Europeia do Desporto de Sempre. Que sentimento sobrepõe sempre que a cidade recebe títulos tão importantes como este?

GRATIDÃO. É essa a palavra que quero dar a  todos que estiveram sempre ao nosso lado. Este prémio que é nosso, é também de todos vós.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *